Prurigo Estrófulo...


....ou Líquen urticado ou ainda Urticária papulosa é uma erupção cutânea que ocorre por reacção de hipersensibilidade a picadas de hematógafos (dípteros como mosquitos, barracudos, mutucas, marium, etc e sifonápteros como a pulga) que, ao sugraem o sangue, deixam subtâncias (enzimas e mucopolissacarídeos) que provocam a sensibilização. A sua evolução é crónica, normalmente em surtos de duração variável de dias a semanas. Existe tratamento que, não acabando com o problema, nem a sua evolução natural, melhora os sintomas e as lesões deixadas pelo "coçamento" das áreas comichosas. Parece que isto é uma coisa da infância e, em alguns casos da adolescência, mas a mim toda a vida me "atacou". Descobri hoje, finalmente, o que me atormenta toda a santa mudança de estação!!! Não me resolve o problema, mas pelo menos posso dizer que sofro de Prurigo Estrófulo, que, convenhamos, é um nome pomposo de uma doença a ter!!! =)

1 reacções:

Anônimo disse...

como eu entendo o q é ser atacado por um "Prurigo Estrófulo", na idade adulta..